Após Veranico -Volta a chover com intensidade

segunda-feira, 5 de março de 2012

Houve precipitações em 26 cidades. A previsão da Funceme é que deverá chover também hoje e amanhã

Iguatu Após três dias de poucas chuvas, ontem voltou a chover com intensidade no Ceará. Para as próximas 48 horas, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê precipitações em todo o Estado. As maiores chuvas foram registradas em Ipaumirim (101mm), Baixio, (77mm), Iborepi, em Lavras da Mangabeira, (60mm), e no Município de Graça, na região Norte, (44mm). O tempo permanece nublado e a formação de arco-íris embeleza o céu do sertão e harmoniza-se com o verde que se espalha na plantação.


No último fim de semana, o tempo foi favorável à ocorrência de chuvas na região do Cariri e em grande parte dos Inhamuns. Segundo a meteorologista da Funceme Gabriela Lameu, as condições meteorológicas que favoreciam a ocorrência de veranico se dissiparam e a Zona de Convergência Intertropical se aproximou, devendo permanecer sobre o Estado durante as próximas 48 horas. A previsão da Funceme é de chuva para hoje e amanhã.

Gabriela Lameu explica que, nos fins de semana, a Funceme tem dificuldades de registro de chuva, pois a maioria dos postos de coleta de dados, onde estão instalados os pluviômetros, ficam nas prefeituras ou em outras instituições públicas, que não funcionam aos sábados e domingos. "Temos essa complicação para os fins de semana, por falta de repasse de dados", frisa.

Aos sábados e domingos, a Funceme também trabalha em regime de plantão até o meio-dia. Por isso, avisos obtidos pelo Radar Meteorológico ou mesmo por imagens de satélites de formação de condições de chuvas intensas são prejudicados e não são emitidas. No período da noite, também não há serviço de observação e emissão de alerta.

Ontem, foram registradas chuvas em 26 municípios. Depois de Ipaumirim, Baixio, distrito de Iboreti e Graça, as maiores ocorreram em Mucambo (45mm), Cariús e Orós (ambos com 42mm), Pacujá (39mm), Icó (32mm) e Aurora (31mm).

Fevereiro apresentou índice de pluviometria médio de 156mm, dado quase 4% maior do que a média histórica, que é de 151,5mm. Em relação ao acúmulo médio de água nas bacias hidrográficas, fevereiro apresentou uma média superior ao mesmo período do ano passado. O índice atual, de 70%, é um dos melhores dos últimos dez anos.

Segundo dados divulgados pela Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Cogerh), quatro açudes permanecem com volume acima de 90%. São eles Gavião (95%), em Pacatuba, Muquém (94%), em Cariús, Trussu (93%), em Iguatu e Rosário (90%), em Lavras da Mangabeira.

Os agricultores aproveitam a terra úmida e o sol que se abre durante o dia para o plantio de culturas tradicionais de milho, feijão, arroz e de sorgo forrageiro. A quadra invernosa ocorre até maio e o tempo é de preparar o solo e cultivar as sementes.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © Ceará News