ATAQUES A BANCOS - Assaltantes são mortos em Acopiara

domingo, 4 de março de 2012


O helicóptero da Ciopaer foi utilizado durante a operação de cerco aos assaltantes na localidade de Ebron, a cerca de nove quilômetros de Acopiara, e os policiais conseguiram localizar os bandidos escondidos em um vasto matagal
As buscas aos ladrões que assaltaram o banco de Catarina já vinham ocorrendo desde a última segunda-feira. Policiais da região, com o apoio do Batalhão de Choque, faziam diligências, inclusive à noite, nas matas daquela região do Interior
O secretário da Segurança Pública, Francisco Bezerra, seguiu, ontem de manhã, para Acopiara com o objetivo de acompanhar a operação policial
A quadrilha trocou tiros com a Polícia durante um cerco no matagal. O bando havia assaltado o BB da cidade de Catarina

Uma troca de tiros entre a Polícia e assaltantes terminou com quatro mortos, no começo da manhã de ontem, na localidade de Ebron, a nove quilômetros da cidade de Acopiara, na Região Centro-Sul do Estado (345Km de Fortaleza).

Os quatro mortos eram integrantes de uma quadrilha que, na tarde da última segunda-feira (27), assaltou a agência do Banco do Brasil da cidade de Catarina, nos Inhamuns (398Km da Capital), e roubou cerca de R$ 500 mil. Durante o ataque, os bandidos também atiraram contra a sede do destacamento da PM e mataram o soldado Antônio Alves Neto, 32, atingido com tiros de escopeta nas costas.

Além da morte dos quatro criminosos, a Polícia deteve outras seis pessoas que iriam resgatar os comparsas; e apreendeu as armas do bando.

A operação de caça aos ladrões - determinada e acompanhada pessoalmente pelo secretário da Segurança Pública e pelo comandante da PM, coronéis Francisco José Bezerra e Werisleik Ponte Matias, respectivamente - teve desfecho depois que as autoridades prenderam, na última sexta-feira, o assaltante José Walter Correia de Lima, 42. Ele foi detido por uma patrulha do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), no Sítio Arara, distrito de São Gonçalo, ainda no Município de Catarina.

Plano

Com a prisão de José Walter, foi descoberto um plano para o resgate dos criminosos que, desde o dia do assalto estavam escondidos em matagais na zona rural de Catarina.

O cerco policial foi montado na região ainda na noite de sexta-feira, sob o comando do delegado Romério Moreira de Almeida, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF); e pelo coronel Gomes Filho, comandante do Policiamento do Interior (CPI). Ainda na sexta-feira, uma topique saiu de Fortaleza em direção à Catarina para ir buscar os bandidos. No começo da madrugada de ontem, os policiais localizaram o veículo.

Tiroteio

"A topique furou dois bloqueios da Polícia, primeiro em Catarina e, depois, já em Acopiara", contou o comandante do CPI. Segundo Gomes Filho, dentro do veículo, além de quatro assaltantes, estavam outros dois homens (o motorista do veiculo e um amigo dele) e quatro garotas adolescentes. "Eles chamaram as garotas para acompanhá-los numa forma de despistar a Polícia, caso o veículo fosse abordado", disse o coronel Gomes Filho.

O desfecho da operação ocorreu na localidade de Ebron, depois que os assaltantes desceram da van e se refugiaram outra vez no matagal. "Eles chegaram a atirar contra nós que estávamos no helicóptero", disse o coronel. Por terra, o cerco foi se fechando com a chegada de patrulhas do Batalhão de Choque.

Mortos

No tiroteio, morreram os assaltantes identificados somente por ´Zé Roberto´, ´Nando´, ´Jânio´ e ´Pernambucano´ ou ´Goiano´. Os corpos foram levados para Acopiara no fim da manhã.

Com a quadrilha foram apreendidas três metralhadoras, um fuzil calibre 7.62, duas pistolas calibre Ponto 40, um revólver 38 e uma escopeta 12. O secretário da Segurança seguiu de helicóptero para Acopiara.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © Ceará News