CINECLUBE - Iphanaq leva sétima arte à comunidade rural de Quixeramobim

domingo, 4 de março de 2012




Quixeramobim - Os moradores de Mearim, uma pequena comunidade rural situada no distrito de Lacerda, a 44 km do Centro de Quixeramobim, tiveram pela primeira vez a oportunidade de irem ao cinema. Na realidade, o cinema foi até eles. Foi a estreia do Cineclube Sesc Iphanaq 2012. Em cartaz o filme “O Quinze”, de Jurandir Oliveira e Letícia Menescal, gravado em 2007, no sertão de Quixadá, da obra de Rachel de Queiroz. A produção cinematográfica registra a grande seca que viveu o Ceará em 1915, dizimando boa parte da população sertaneja e dos animais, que morriam de fome.  Para escaparem da miséria as famílias fugiram rumo a Fortaleza, enfrentando grandes dificuldades no percurso até a capital.


Ailton Brasil e Edmilson Nascimento, coordenadores da sessão de cinema especial, realizaram o trajeto da sede do município até Mearim de pau de arara, transporte típico da região. Levavam na bagagem os equipamentos de projeção e sonoros. Eles ficaram empolgados com a receptividade do público, em torno de 65 moradores. Houve reciprocidade. A comunidade ficou satisfeita com a iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico, Natural e Artístico de Quixeramobim (Iphanaq). Os expectadores tiveram até a oportunidade de conversar após o filme, comparando a realidade daquela época com a atual. Afinal essa é a proposta principal do projeto, realizado pela o Iphanaq e o SESC Ler de Quixeramobim.
 
Ailton Brasil ainda destacou que após o encerramento do debate, ficou conversando com alguns moradores, os quais não se manifestaram durante as discussões. Um deles comentou que o filme fez lembrar quando morava no maciço de Baturité e se deslocava a pé para Fortaleza em busca de trabalho. “Isso é muito interessante, as pessoas recordarem as suas memórias a partir do cinema, em locais que geralmente nunca tiveram acesso”. O testemunho é mais uma prova da importância do Cineclube, uma ação cultural itinerante que em 2012 chega ao seu quarto ano atuando nas zonas rurais da região. São dezenas de sessões todo ano.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário Sertão Central

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © Ceará News