Eleição em Fortaleza - Risco de isolamento preocupa PT nacional

quinta-feira, 15 de março de 2012


Partido teme ficar sem aliados na maior cidade que administra no País. Dia foi de reuniões sobre Fortaleza em Brasília
Luizianne levou a Eunício Oliveira seu candidato preferido, Elmano de Freitas
O risco de isolamento do PT na disputa eleitoral em Fortaleza preocupa a direção nacional do partido. Após ouvir relato do cenário de crise que o quadro atual de articulações aponta, durante a reunião do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), em Brasília, na tarde de ontem, o presidente da executiva nacional, Rui Falcão, apressou-se em marcar jantar ainda para noite passada com Luizianne Lins, aproveitando que ela se encontrava na cidade.



Antes, a prefeita de Fortaleza teve encontro no Palácio do Planalto com Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência da República e considerado a voz de Luiz Inácio Lula da Silva dentro do governo Dilma Rousseff - ele foi chefe de gabinete do ex-presidente.

O problema maior é a demora na definição do candidato, em meio a informações de que há acordos fechados pelos partidos aliados que excluem o PT.

“Não podemos optar pelo isolamento”, disse o deputado José Guimarães (PT-CE), coordenador do GTE para o Nordeste, defendendo, como urgente, que se patrocine “grande articulação para reposicionar o partido e, no mínimo, agregar PSB e PMDB na disputa”.

A cúpula nacional considera que o fato de o governador Cid Gomes, em nome do PSB, anunciar disposição de apoiar que o candidato seja do PT é facilitador para o entendimento.

Guimarães defende a articulação do processo entregue à prefeita Luizianne Lins, mas, ao mesmo tempo, cobra “diálogo mais intenso, conversa com as principais lideranças do partido, com a base e os aliados de Fortaleza”.
 
Prioridade

O PT incluiu Fortaleza entre as suas prioridades para 2012. A capital cearense é a maior cidade administrada pelo partido no Brasil. Na reunião de ontem do GTE, analisou-se, ainda, o caso de mais duas capitais nordestinas: João Pessoa (PB) e Teresina (PI). Guimarães anunciou que a capital paraibana define sua situação domingo próximo, dia 18, enquanto o caso piauiense terá definição no dia 25. “Ficará, então, a pendência de Fortaleza”, acrescentou, preocupado com a movimentação dos potenciais aliados.

Guimarães confirma a vinda de Rui Falcão a Fortaleza ainda esta semana para conversar com Cid Gomes. “Parece que ele tentará acertar a data amanhã (hoje)”, adiantou, questionando o efeito prático, para as definições eleitorais, do encontro que Luizianne Lins mantinha, na noite de ontem, com Gilberto Carvalho.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

PSB e PMDB seguirão o mesmo rumo nas eleições em Fortaleza e o caminho será ditado pelo governador Cid Gomes. Sem eles, o PT corre o risco de fechar aliança restrita a partidos de pequena expressão.

Bastidores

O POVO apurou que um fato novo pode complicar mais a relação entre PT e PMDB em Fortaleza. A direção nacional peemedebista já teria deixado claro que tem preferência por uma aliança com o PCdoB, apoiando o nome de Inácio Arruda. Seria moeda de troca de uma negociada desistência de Netinho de Paula na corrida pela sucessão de São Paulo em favor de Gabriel Chalitta.

Um fato deixou os dois lados intrigados. Enquanto o jantar se desenrolava, a informação de que Luizianne e Eunício estavam reunidos, com detalhes até do local onde o encontro ocorria, já circulava na Internet. Até hoje, um desconfia do outro como fonte dos jornalistas que começaram a espalhar a notícia ainda na noite de terça-feira.

Eunício Oliveira chegou a sugerir que o encontro poderia ocorrer em Fortaleza, mas a própria Luiziannne quem avaliou ser melhor optar por Brasília. Supertição, talvez, já que o grande acordo em torno da prefeita na reeleição de 2008 aconteceu em Brasília, também num restaurante. Na época, O POVO acompanhou a conversa e a relatou em detalhes.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © Ceará News