Forte terremoto atinge o Japão; há alerta de tsunami

quarta-feira, 14 de março de 2012


Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu o norte do Japão nesta quarta-feira e o governo do país alerta para o risco de tsunami. O epicentro do tremor foi registrado no Oceano Pacífico.
O tremor ocorreu às 18h09 locais (6h09 de Brasília) e seu epicentro foi localizado a cerca de 210 quilômetros do litoral da ilha de Hokkaido e a 10 quilômetros de profundidade, segundo a Agência Meteorológica japonesa. De acordo com a agência existe o risco de um maremoto com altura máxima de 50 centímetros nas costas de Aomori e Hokaido.

Segundo a televisão pública NHK, espera-se que a alta das águas se produza no litoral oriental de ambas as províncias por volta das 18h40 (6h40 de Brasília). O tremor chegou a ser sentido em algumas zonas com 4 graus na escala japonesa fechada de até 7, que se centra mais nas zonas afetadas que na intensidade do sismo.
De acordo com a NHK, o tremor não paralisou os serviços do trem bala nem outros meios de transporte. No dia 11 de março de 2011, um terremoto de 9 graus de magnitude provocou um enorme tsunami na costa nordeste do Japão. A grande onda provocou a ruptura da alimentação elétrica da central de Fukushima Daiichi, desencadeando um acidente nuclear.

Epicentro do tremor foi registrado no Oceano Pacífico, com magnitude 6,8







Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Veja

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © Ceará News