Justiça determina que Câmara de Canindé realize nova eleição

segunda-feira, 12 de março de 2012



A Câmara Municipal de Vereadores de Canindé, nos últimos meses, vem funcionando constantemente sobre interdições e determinações judiciais.
Tudo isso em virtude de supostas irregularidades em processos que tramitam na justiça e outros já até tramitados em julgado, vieram a desencadear uma série de decisões judiciais.
Vereadores chegaram até a perder o cargo em algumas dessas decisões. Como se numa dança das cadeiras e queda de braço entre os próprios vereadores, como a exemplo da decisão do vereador Francisco Robson Saraiva, que renunciou ao cargo de presidente no dia 30 de Janeiro deste ano.

O parlamentar alegou “um compromisso com o prefeito Cláudio Pessoa”, assumindo, então, o cargo, o vice-presidente, vereador Francisco Alan de Oliveira Uchoa, o Panta, que alegou ser necessário esperar o prazo legal para convocar uma sessão para deliberar sobre uma nova eleição de presidente, o que não foi aceito pela maioria dos vereadores, que teriam descumprido o regimento interno da casa, realizando uma sessão que elegeu o vereador Heitor Pessoa como novo presidente.
Insatisfeito com a decisão dos vereadores, Panta ingressou na justiça e obteve decisão deferida em seu favor, para assim conforme reza o regimento interno, realizar uma nova eleição no prazo de cinco dias.
Mas o presidente em exercício Panta entendeu que deveria ficar permanentemente no cargo e publicou no Diário Oficial do Estado, através de decreto estar vago o cargo de vice-presidente.
Insatisfeitos com tal decisão, a maioria dos vereadores, mais precisamente um total de seis, entraram na justiça com Mandado de Segurança – Pedido de Liminar o que foi deferido pelo Juiz da 2ª Vara da Comarca de Canindé, em Exercício, Dr. Antônio Josimar Almeida Alves.
O juiz suspendeu todos os efeitos do decreto publicado no dia 6 de Março de 2012, no Diário Oficial do Estado, exceto a convocação da sessão extraordinária designada para a data de sexta feira dia 09/03/12.
O magistrado determinou, ainda, que o presidente em exercício, vereador Panta, cumprisse o regimento interno da Câmara e promovesse imediatamente no dia 09 de março de 2012, na sessão extraordinária, a eleição para o cargo de presidente da mesa diretora, pela vacância do cargo com a renúncia do vereador Robson Saraiva e fixou multa diária de cinco mil reais para caso de descumprimento da sentença.
Mas o vereador Panta, que estava presente na câmara, saiu antes de ser notificado e não mais foi encontrado pelo Oficial de Justiça até a final da tarde de sexta-feira, 09/03, e segundo informaram alguns populares, Panta teria evitado ser notificado da decisão judicial.
Mas a vereadora Zeleide Araújo informou à nossa reportagem que o Oficial de Justiça dará cumprimento a ordem judicial através do processo de hora certa e, que até quarta-feira, 14/03, toda a decisão judicial será cumprida.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © Ceará News