Ladrão de banco - Preso assaltante que fuzilou policial militar

sábado, 10 de março de 2012


O bandido foi cercado pela PM quando tentava fugir, de carona, em um caminhão, entre Acopiara e Iguatu
Um cerco policial entre os Municípios de Acopiara e Iguatu, na manhã de ontem, resultou na prisão de um dos chefes da quadrilha que vinha sitiando cidades e atacando bancos nas regiões Centro-Sul e Inhamuns, no Interior do Ceará. O assaltante Francisco Jânio Pereira Mota é acusado de matar um PM.
Ele foi capturado numa operação coordenada pessoalmente pelo comandante do Policiamento do Interior (CPI), coronel PM Gomes Filho.

Com a captura de Francisco Jânio, subiu agora para cinco o número de prisões desde o último dia 27 de fevereiro, quando a quadrilha invadiu a cidade de Catarina, nos Inhamuns (a 398Km de Fortaleza), cercou o prédio do destacamento da PM, matou um dos policiais militares, fez reféns e roubou cerca de meio milhão de reais da agência do Banco do Brasil. Na manhã do último sábado (3), quatro bandidos morrerem em um confronto com a PM na localidade de Ebron, em Acopiara.

Cerco
Segundo o comandante do CPI, o assaltante preso tentava escapar da região por volta das 10 horas de ontem, Vestido apenas de bermuda e camiseta, ele conseguiu uma carona em um caminhão, mas o veículo acabou sendo interceptado por policiais da Força Tática de Apoio (FTA), do 10º Batalhão Provisório da PM, sediado em Iguatu.

"O Serviço de Inteligência do batalhão tinha recebido informações, no dia anterior, de que um estranho, possivelmente um dos bandidos que assaltaram o banco de Catarina, estava no distrito de Retiro, no limite entre Acopiara e Iguatu. Os moradores também nos avisaram. Então, montamos uma ´campana´ desde a noite de quinta-feira e, o hoje (ontem) conseguimos prender o acusado", contou o comandante do CPI. A operação de caça aos criminosos já dura 12 dias, segundo a uma determinação expressa do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco Bezerra; e do comandante-geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias.

A firme resposta das autoridades à ação dos criminosos acabou por desarticular o bando que, segundo o coronel Gomes Filho, foi o responsável por ataques a bancos no Ceará e no vizinho Estado da Paraíba. Ele frisa que, além do efetivo do 10º BPM, também estão mobilizados policiais do Comando Tático Rural (Cotar), do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque), da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS (Coin).

Mortos
Logo após ser preso, o assaltante foi levado para a delegacia de Catarina e lá acabou revelando que havia escondido uma das armas da quadrilha no lugar onde ocorreu o confronto de sábado passado. Os PMs foram até lá e encontraram uma pistola de calibre 380. Já são, portanto, 17 armas de fogo apreendidas desde o começo da operação.

No ataque em Catarina, o bandido Jânio Pereira matou o soldado PM Antônio Alves Neto, 32.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © Ceará News