Mais de 4 mil mulheres são assassinadas todos os anos no Brasil

sexta-feira, 9 de março de 2012


Mais de 4 mil mulheres são assassinadas todos os anos no Brasil, informa o Mapa da Violência, elaborado pelo Instituto Sangari. Na maioria dos casos, a mulher é vítima de violência dentro do ambiente familiar, diz Ana Cláudia Pereira, assessora do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFemea). “Os dados mostram que 70%, por exemplo, dos casos de homicídio de mulheres são cometidos por alguma pessoa que ela conhece, dentro das relações íntimas de afeto, ou, então, por parceiro ou ex-parceiro”, diz ela.

Segundo Ana Cláudia, o estupro também é cometido com muita frequência dentro dessas relações. “Isso [estupro], muitas vezes, é um instrumento para humilhar, subjugar e determinar o comportamento dessas mulheres.”
21.853 atendimentos realizados pelo Nudem
No Ceará, cerca de 21.853 atendimentos de mulheres em situação de violência foram realizados de 2004 até dezembro de 2011 no Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Defensoria Pública do Estado do Ceará (Nudem). O órgão presta assistência jurídica integral e gratuita,
O Nudem, que atende de segunda a sexta, das 08 às 17 horas, trabalha judicial e extrajudicialmente no enfrentamento à violência contra as mulheres, atuando nas áreas cíveis, criminais e de família. O Núcleo atua em conjunto com toda a rede de combate à violência contra a mulher e busca também articulações nos âmbitos Judiciário, Executivo e Legislativo.
Lei Maria da Penha
Ana Cláudia destaca que a Lei Maria da Penha, que ajuda muitas mulheres todos os dias, é umas das três melhores leis do mundo para combater a violência doméstica. No entanto, ela chama a atenção para a necessidade de muitos avanços na estrutura dos serviços públicos para que a lei seja de fato cumprida. Quando as políticas de segurança têm foco apenas no espaço público, acabam deixando as mulheres de fora, ressalta a assessora do CFemea.
Denúncias
Denúncias de casos de violência podem ser feitas pelo número 180, na Central de Atendimento à Mulher. A ligação é gratuita e quem faz a denúncia não precisa se identificar. O serviço também está disponível para as mulheres que queiram ter orientações sobre o enfrentamento à violência.
De acordo com conceito firmado em 1994, em Belém, na Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, violência contra a mulher é “qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico, tanto na esfera pública quanto privada”.
Mais informações:
Endereço Nudem
Localização: Rua Padre Francisco Pinto, 363 – Benfica.
Contato: 85 3101. 2259.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Jangadeiro

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © Ceará News