Politica - Luizianne leva Elmano para encontro com Eunício, mas não sensibiliza PMDB

quinta-feira, 15 de março de 2012


Durou três horas, aproximadamente, o encontro da prefeita Luizianne Lins (PT) com o senador Eunício Oliveira (PMDB), no fim da noite da última terça-feira, num restaurante de Brasília. O clima foi cordial, o cenário político foi repassado e a prefeita aproveitou para apresentar ao parlamentar o nome de sua preferência para ser o candidato à sucessão em Fortaleza: Elmano Freitas, atual secretário de Educação. A conclusão da conversa, prevalecente nas análises que ambos os lados faziam ontem, é de que pouca coisa avançou.



Na parte mais objetiva da reunião, Eunício Oliveira, presidente estadual do PMDB, deu forma oficial ao que tem sido dito pelo deputado estadual Carlomano Marques da tribuna da Assembleia: “O partido não se sente representado na administração de Fortaleza”, disse ele. Patrícia Aguiar, titular da pasta do Turismo, e Fernando Bezerra, presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), são considerados cota pessoal da prefeita, mesmo, segundo admite o senador, que tenham sido indicações partidárias. “A situação mudou”, justificou ele.

Eunício aproveitou para assegurar que não se trata de rompimento. “Não faria isso através de um deputado”, disse, assegurando que o plano A do PMDB para 2012 em Fortaleza é manter a aliança. O fato de haver uma prioridade clara, segundo ele, não implica na impossibilidade de trabalhar com outras alternativas, inclusive de uma candidatura própria.

A iniciativa surpreendente de Luizianne, pedindo permissão ao parlamentar e dirigente peemedebista para incluir “um amigo seu na conversa” - o pré-candidato petista Elmano Freitas, no caso -, não parece ter sensibilizado o aliado. “Pareceu um rapaz educado, calmo, tranquilo, que falou muito pouco”, exprimiu Eunício Oliveira no início da tarde de ontem, em seu gabinete, durante conversa com O POVO. Nada capaz de impressioná-lo, segundo deixou claro pela forma econômica como definiu, após o primeiro contato com ele, o preferido de Luizianne da lista de cinco pré-nomes que oficialmente o PT mantém.

Um novo encontro não foi marcado e o evento da terça-feira não parece que terá desdobramentos positivos imediatos. Eunício recomendou à prefeita que busque logo uma conversa com o governador Cid Gomes. “Cid é o nosso grande projeto, foi em torno dele que nos unimos a partir de 2006 para liderar um projeto político no Estado. Ela não tem obrigação nenhuma de me ouvir, mas sugeri que conversasse dentro da aliança, como tenho feito, aliás”.

Luizianne Lins passou o dia de ontem em Brasília, mas O POVO não conseguiu contato com ela. Deputados federais do PT, contactados ao longo do dia, indicavam o mesmo sentimento peemedebista, pelas informações que lhes tinham chegado, de que “não houve avanço”. (GG)




Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © Ceará News