Será que aguenta?

sexta-feira, 2 de março de 2012

Da sequência de quatro jogos fora de casa, o Vovô disputou dois jogos e já vê resquícios do desgaste físico
Desde que assumiu o Ceará, o técnico Lula Pereira, de refresco mesmo, só teve a estreia, quando venceu o combalido Icasa no Presidente Vargas, no dia 23, pela 10ª rodada do Estadual-2012. Depois daquela partida, vencida por 2 a 0 pelo Vovô, o técnico deve ter franzido a testa ao ver que o clube seria visitante nos próximos quatro jogos.


Como agravante, as viagens ao longo desses quatro jogos em 14 dias. Na primeira parada, no dia 26, em Crateús, empate em 1 a 1 com o time da casa. Sem tempo para respirar ou mesmo uma "partidinha" no Presidente Vargas no meio de semana, o Alvinegro foi a Trairi na última quarta-feira, 29, e venceu a Lagosta Mecânica por 2 a 1.

Mas o clube percorreu apenas a metade do caminho. Ainda terão duas longas visitas a cumprir antes de, finalmente, jogar no PV diante da torcida, no dia 11, contra o Ferroviário. Mas antes disso, a próxima parada é em Juazeiro, contra o Icasa, no dia quatro. E na última visita, a mais distante, o Vovô estreia na Copa do Brasil contra o Gama, em Brasília, no dia 7.

Para o técnico Lula Pereira, o departamento de fisiologia do clube terá uma importância maior nesse momento, já que o desgaste tende a ser maior. "Tudo que estamos fazendo é em cima daquilo que me é passado. Do monitoramento físico destes jogadores. Nada é feito sem que o fisiologista, os médicos e o preparador físico me deem os subsídios. Tal jogador você pode forçar, mas outro não, pois ele está no limite. Estou dependendo disso para escalar o time".

O técnico comentou ainda que a pesada sequência de jogos fora de casa diminui o período de treinos e aprimoramento técnico. "Eu gostaria de fazer trabalhos que são importantes para a melhoria técnica do time, mas não posso. Jogo quarta, descanso quinta. Na sexta, faço treino leve e viajo". O treinador reclamou que o calendário apertado prejudica a recuperação dos jogadores. "Os atletas de futebol só se recuperam 72 horas depois. Assim, ele entra com déficit no jogo, e com isso aparecem os declínios técnicos e as contusões", ensinou Lula.

Jogadores

Os jogadores do Ceará também opinaram sobre as viagens, ressaltando que o tempo existe apenas para a recuperação. "O desgaste é grande. Você joga na quinta, domingo, quarta, domingo, só entrando em campo, treinando, e o tempo que tem é para recuperar as energias", reclamou o zagueiro Daniel Marques.

O zagueiro acrescentou que a torcida não entende o desgaste dos jogadores, cobrando resultados. "A torcida não quer saber se o time viaja muito, isso ou aquilo. Eles querem saber de resultado. E temos de nos preparar para isso. Temos suportando bem as primeiras partidas fora e vamos em busca dos resultados, esquecendo o desgaste".

E para minimizar o desgaste, os jogadores relacionados para domingo não treinarão hoje. É o quase centenário Vovô buscando um pouco de fôlego.

Lula Pereira pode repetir time
Em 12 rodadas do Estadual, o Ceará ainda não repetiu a mesma escalação, seja com Dimas Filgueiras ou Lula Pereira. As lesões ou suspensões sempre atrapalhavam a escalação de um jogo para outro.

Embora os problemas no departamento médico ainda atrapalhem - Eusébio e João Marcos estão lesionados - pelo menos Lula Pereira terá à disposição para domingo, contra o Icasa, todo o grupo que concentrou contra o Trairiense, na última quarta, já que Eusébio e João Marcos já estavam desfalcando o Vovô desde o jogo com o Crateús. Com isso, Lula pode escalar a mesma equipe que venceu a Lagosta Mecânica, se assim achar necessário. O Alvinegro jogou na última quarta-feira com Fernando Henrique; Apodi, Heleno, Daniel Marques e Paulo Sérgio; Everton, Juca, Leandro Chaves e Mota; Felipe Azevedo e Romário.

Se mudar o time, Lula levará em conta o critério técnico. Analisando as atuações diante do Trairiense, Reina e Rogerinho, que entraram no segundo tempo, deram outra cara ao time depois do intervalo. A dupla tem boas chances de entrar no time titular. Os dois que têm maior possibilidade de serem sacados são Leandro Chaves e Romário.

Animados

Rogerinho e Reina ficaram bem animados após e exibição da última quarta. Para o primeiro, que deixou sua marca nos dois últimos jogos, é hora de comemorar o fim da má fase. "O início da temporada é sempre mais complicado para o atleta se firmar. Agora, estou me sentindo bem e sei que minha confiança aumenta a cada jogo, fazendo com que eu possa produzir mais".

Já o meia Reina, que reestreou pelo Vovô depois de uma longa espera por seu visto de trabalho no País, quer ser um jogador importante no time. "Foi meu primeiro jogo, fiquei satisfeito com a minha partida. Espero ser titular e ser um dos atletas importantes no meio", declarou o colombiano.

Sem repetições
12 foram as partidas no Estadual 2012 que o Ceará atuou com formações diferentes. Contra o Icasa, será a primeira vez que um time poderá ser repetido

Maratona Alvinegra - No meio do caminho
Das quatro partidas seguidas que o Vovô tem fora de casa, o time já cumpriu duas. Na primeira, o Ceará empatou com o Crateús em 1 a 1, no Jumelão, no último domingo, 26 de fevereiro. Anteontem, 29, foi a vez de vencer o Trairiense, no Barrosão, em Trairi, por 2 a 1. Neste domingo, o Alvinegro de Porangabuçu pega o Icasa no Romeirão, mesmo adversário contra quem o técnico Lula Pereira estreou, no dia 23 de fevereiro, no Presidente Vargas. A última parada da maratona alvinegra como visitante é em Brasília contra o Gama, próxima quarta-feira, pela Copa do Brasi.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © Ceará News