Minas Gerais - 47 cidades estão em emergência

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Clique para Ampliar
Em Belo Horizonte houve ocorrência de granizo e descargas atmosféricas causando apagões em série. O trânsito ficou complicado
A Defesa Civil alertou para chuvas volumosas nas próximas 24 horas nas regiões Norte, Centro e Leste do estado

Belo Horizonte Minas Gerais já registra 47 municípios em situação de emergência em decorrência das chuvas, que nos últimos 60 dias deixaram dois mortos e 32 feridos no estado. Nos 96 municípios atingidos, quase 10 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas; 45 pontes e 2.416 casas foram destruídas pelas águas. Em alguns bairros de Belo Horizonte, choveu granizo ontem.

Betim, na Região Metropolitana, sofreu ontem com enchentes pela segunda vez este mês. A Defesa Civil de Minas Gerais alertou para chuvas volumosas nas próximas 24 horas nas regiões Norte, Centro e Leste do estado. Há previsão de chuva forte também no Espírito Santo e no Norte do Rio de Janeiro.

A meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, diz que as áreas de instabilidade na região Sudeste vão enfraquecer hoje e amanhã, mas ainda podem ocorrer pancadas moderadas a fortes. A partir do domingo, 1º de janeiro, estão previstas chuvas intensas e persistentes sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, inclusive as capitais. Em Santa Catarina, o problema é a estiagem no oeste do estado, que afeta 100 mil pessoas. Dos 19 municípios que relataram problemas causados pela seca, 13 decretaram situação de emergência - Coronel Freitas, Iraceminha, Planalto Alegre, São Carlos, Passos Maia, Ponte Serrada, Anchieta, Guarujá do Sul, Ouro Verde, São Miguel da Boa Vista, Sul Brasil, São José do Cedro e Saudades.

Na próxima semana, vários órgãos do governo do estado e entidades que integram o Grupo de Ações Coordenadas vão se reunir para discutir medidas para enfrentar o período sem chuva. A intenção é que a região priorize culturas mais resistentes à seca e diversifique as lavouras, evitando prejuízos.

Subestação

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou ontem que os temporais que atingiram Belo Horizonte, com ocorrência de granizo e descargas atmosféricas, provocou o desligamento de parte da subestação Barreiro de extra alta tensão que abastece a Região Metropolitana de BH, o que desencadeou apagões em série.
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © Ceará News