Madrid divulga polêmica logo da candidatura para 2020

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Madrid divulga polêmica logo da candidatura para 2020
Desenho divulgado na segunda-feira já tem muitas críticas mundo afora
31 de janeiro de 2012 | 9:50
  0

 

Logo oficial da candidatura de Madri para os Jogos de 2020 / Foto: Divulgação
 
 
Foi apresentada pelo Comitê Olímpico Espanhol (COE), nesta segunda-feira (30), a logo oficial da candidatura de Madri para os Jogos Olímpicos de 2020. 
 
A logo foi feita pelo estudante Luis Peiret, do curso de Bellas Artes da Universidad de Zaragoza. Ele venceu um concurso do governo e buscou inspiração no monumento da Porta de Alcalá, na Praça da Independência, em Madri. Nela, os aros olímpicos estão na forma oval e contêm a letra M e o número 20. A imagem, no entanto, sofreu modificações no logotipo original. 
 
A sede dos Jogos de 2020 será escolhida em 2013. Madri, Roma, Istambul, Baku, Tóquio e Doha são postulantes. Madri busca a horna que já foi de Barcelona em 1992 pela terceira vez consecutiva de Madri. Perdeu a de 2012 para Londres e a de 2016 para o Rio de Janeiro. Além de tudo, hoje, é a única grande capital europeia que nunca conseguiu sediar os Jogos.
 
Polêmica
 
As alterações ao desenho original feitas pelo COE foram objetos de muita polêmica, principalmente por três motivos. O primeiro, e talvez o mais grave, foi a mudança da cor do aro que representa a África. Originalmente designado pela cor preta, o aro do continente foi inexplicavelmente alterado para a cor rosa, o único a sofrer mudança neste quesito.
 

Desenho original do estudante criador da logo / Foto: Divulgação
 
 
Outra modificação rejeitada pelos internautas foi a obstrução parcial das letras que compõem o logo. Cortado pela metade de baixo, o "M20" está sendo confundido por "20020" e virou objeto de piada na internet.
 
Por último, ao ovalar as formas dos aros - originalmente retangulares - o COE os deixou idênticos aos chinelos do tipo havaianas, causando outro constrangimento.
 
Apesar das críticas, o criador do logotipo não se incomodou com as modificações.
 
- A inscrição pedia ideias para o logotipo e não o trabalho pronto. Eles tinham o direito de mudar. Logicamente prefiro a minha versão - diz o estudante  Luis Peiret, que como prêmio receberá 6 mil euros para investir nos estudos.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Cnews
 

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © Ceará News