Política Pleito de 2012 - Central intensifica cadastro eleitoral

domingo, 29 de janeiro de 2012

No início deste ano de eleições municipais, cresceu a quantidade de pessoas à procura de regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral, em Fortaleza. Na Central de Atendimento ao Eleitor, localizada na Praia de Iracema, mais de 450 pessoas estão sendo atendidas diariamente conforme dados da coordenação do Central. Essa média já chegou a 557 por dia em uma das semanas mais intensas do mês de janeiro de 2012.

Assim como tem sido a orientação, nos últimos anos, a chefe da Central de Atendimento ao Eleitor, Ingrid Eduardo, sugere às pessoas que desejam tirar o título ou resolver alguma pendência com a Justiça Eleitoral comparecerem ao local o quanto antes para evitar as filas que sempre ocorrem quando se aproxima o fim do prazo para o alistamento eleitoral.


No início de janeiro, a maior parte dos eleitores atendidos era constituída por jovens que procurava tirar o título para viabilizar a matrícula escolar. Nos últimos dias, entretanto, embora não tenha havido uma redução significativa no atendimento, está sendo observado um maior equilíbrio quanto a inscrições, transferências e regularização do título de eleitor.

O cadastro geral de eleitores permanecerá aberto para novas inscrições, transferências e regularização da situação do eleitor até o dia 9 de maio, como determina o calendário das eleições municipais deste ano. O alistamento eleitoral é obrigatório para quem tem de 18 a 70 ano de idade e facultativo para os analfabetos em qualquer faixa de idade, para os jovens com mais de 16 anos ou que complete 16 anos até a data das eleições e também para quem tiver mais de 70 anos de idade.

Por enquanto, segundo informações da coordenação, a Central de Atendimento ao Eleitor em Fortaleza continua seu funcionamento em sua sede, localizada na Avenida Almirante Barroso, número 601, Praia de Iracema, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas, sem intervalo para o almoço.

No entanto, prevendo o aumento da procura que ocorre próximo ao prazo final de alistamento e regularização eleitoral, de conformidade com o planejamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para as eleições deste ano, entre os dias 30 de abril a 9 de maio, o atendimento será transferido para o ginásio de esportes Paulo Sarasate.

Capital
Conforme os últimos baçanços do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil, encerrou o ano de 2011 com 136.535.043 eleitores. Dados referentes ao mês de dezembro indicam que o Ceará chegou ao fim do ano passado com 5.958.214 eleitores, sendo 1.578.289 (26,48%) na Capital. 


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © Ceará News