Marta não entrega vice-presidência para Pimentel e provoca revolução no PT

sábado, 28 de janeiro de 2012

Paulo Paim e Delcídio Amaral só abrirão mão das presidências da CDH e CAE, respectivamente, se a senadora ceder. 
 
Na reunião do próximo dia 1º, o debate sobre o rodízio entre os senadores dos três principais cargos do PT no Senado promete muita tensão. A quebra de um acordo feito pela senadora Marta Suplicy (SP) no começo da legislatura, com aval da executiva nacional do partido, pode ameaçar a convivência da bancada petista.
Marta já declarou sua pretensão de permanecer na primeira vice-presidência da Casa até fevereiro de 2013. O que fez seus correligionários Paulo Paim (RS) e Delcídio Amaral (MS) recuarem na disposição de abrir mão das comissões de Direitos Humanos (CDH) e Assuntos Econômicos (CAE), respectivamente.


“O acordo do rodízio foi feito para os três. Todos temos direito a dois anos de mandato nesses cargos, mas aceitaríamos sair em um ano, se fosse para ajudar. Eu não tenho problema de sair, se o acordo for mantido pelos três”, disse Paim.

A negociação entre os petistas em fevereiro de 2011 foi necessária porque Marta e José Pimentel (CE) disputavam a primeira vice-presidência e nenhum dos dois cedia. Pelo acordo Marta assumiria o primeiro mandato na Mesa Diretora, renunciaria e Pimentel seria indicado pelo PT no ano seguinte. Da mesma forma, os mandatos dos presidentes das comissões reservadas ao PT também seriam divididos. Delcídio seria sucedido, após um ano de gestão da CAE, por Eduardo Suplicy (SP). Na CDH, Paim cederia o comando para Ana Rita (ES).

O líder do PT, Humberto Costa (PE), garantiu que “o acordo deve ser cumprido, a não ser que Pimentel não queira e abra mão”. Costa pediu que a executiva nacional coloque um ponto final no impasse, já que o acordo de rodízio contou com o seu aval.

 

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora
Telefones:(88)34143086/81212265/96311416/96694755  
ACI - Associação Cearense de Imprensa
A.P.C.D.E.C - 334
ABRACE  
Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará - Registro Profissional - 3743 - Matricula - 6185
gomessilveira13@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © Ceará News