Aliados não descartam candidaturas próprias

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012



Para PCdoB e PMDB, a presença de Cid e Luizianne no mesmo palanque não representa garantia de aliança no primeiro turno da sucessão municipal em Fortaleza, mas sim obrigação de recepcionar a presidente Dilma
notícia 0 comentários

Se para PT e PSB, a vinda da presidente Dilma Rousseff (PT) tem o valor simbólico de reforçar a união, para PCdoB e PMDB, não há a mesma conotação ou entusiasmo.
A presença do governador Cid Gomes (PSB) e da prefeita Luizianne Lins (PT) no mesmo palanque, é vista como “obrigação” e “natural” pelos senadores Eunício Oliveira (PMDB) e Inácio Arruda (PCdoB), já que eles são as duas maiores autoridades do Executivo no Ceará.

Para eles, tudo pode acontecer até junho, quando serão definidos os nomes da disputa para a Prefeitura e seria natural cada partido da base lançar candidatura própria. “Em política, tudo é possível. Isso é normal”, afirmou Eunício. “Pode ter havido desentendimento individual ou até rompimento individual, não sei. Não posso fazer juízo de valor sobre o que houve na cabeça do Cid ou do Pimentel. Não posso entrar nessa seara”, comentou, acrescentando que, para ele, Cid e Luizianne tinham obrigação de receber a presidente.

Na mesma linha, sem convicção sobre a manutenção da aliança no primeiro turno da sucessão municipal, o senador Inácio, não vê problema se cada partido da aliança tiver candidatura. “É positivo. Mostra que (o governo) tem base muito forte, de muitas possibilidades. Claro que vamos dialogar. Mas se houver candidato em todos os partidos, não há dificuldade”, disse.

Conforme Eunício, há três pontos importantes a discutir antes de manter ou não a aliança: o nome do candidato a prefeito, o nome para vice-prefeito e para a presidência da Câmara Municipal. “O PMDB não vai impor, nem vai aceitar imposição de ninguém”. O deputado federal José Guimarães, no entanto, defende que a presença de Cid e Luizianne no mesmo palanque “não deixa de ser um recado, para aqueles que apostam num fracasso da aliança”. Para ele, mostrou que PT e PSB têm que estar juntos em Fortaleza. “Quem apostou no contrário, é porque não acreditou na capacidade do PT de resolver os problemas”.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

Por mais que Dilma não tenha tocado no assunto da sucessão municipal em Fortaleza, sua vinda tem como pano de fundo a discussão sobre a manutenção ou não da aliança entre PT, PSB, PMDB e PCdoB. Até junho, tudo pode acontecer

Saiba mais

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Antônio Carlos (PT), e o vice-líder da presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara Federal, deputado José Guimarães (PT), participaram da visita ao mirante Rosa dos Ventos, na comunidade Coqueirinho, na Barra do Ceará.

Além deles, compareceram ao local o senador Eunício Oliveira (PMDB), o ministro dos Portos, Leônidas Cristino (PSB) e a ministra do Planejamento, Mirian Belchior.

Antes da visita ao mirante, a presidente almoçou com a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), com o governador Cid Gomes (PSB), o senador Eunício Oliveira, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual Roberto Cláudio, o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, e com ministros do Governo Federal.

O almoço durou cerca de 2 horas, e ocorreu no Aquiraz Riviera. Segundo Eunício, nenhum outro senador participou do almoço.






Postada:Gomes Silveira
Fonte: O Povo

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © Ceará News