Grupos petistas estão divididos sobre prévia

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


Primeira manifestação em defesa de um acordo para a não realização de disputa saiu do grupo liderado por Guimarães
O Partido dos Trabalhadores (PT) terá uma semana de intensa movimentação política em função do encontro que fará no próximo sábado, 3 de março, para definir o processo de escolha do seu pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza. Desde a semana passada que as correntes internas debatem sobre a posição a ser adotada, tendo em vista que o estatuto partidário permite a escolha mediante prévia (votação direta pelos filiados) ou por meio de um encontro, onde a escolha é feita por delegados.


No partido se apresentam como pretensos candidatos o deputado federal Artur Bruno, o deputado estadual Camilo Santana (secretário estadual de cidades), os vereadores Guilherme Sampaio e Acrísio Sena (presidente da Câmara Municipal), além do secretário de Educação do Município de Fortaleza, Elmano Freitas, que entrou nessa relação por indicação da prefeita Luizianne Lins, da corrente Democracia Socialista.

Na última sexta-feira a tendência denominada Campo Democrático, se reuniu, em Fortaleza, e decidiu lançar um manifesto defendendo, basicamente, a unidade do partido, manutenção da aliança que governa a cidade, condução do processo pela prefeita Luizianne Lins e integral apoio à candidatura de Camilo Santana.

Frutífera
Para o deputado estadual Dedé Teixeira, que integra o Campo Democrático, o manifesto é uma colaboração que essa corrente dá ao partido. Na sua concepção, a democracia interna, exercida no Partido dos Trabalhadores, tem apresentado bons resultados e neste sentido é legal tanto a realização de prévias quanto de encontro. No entanto, acredita que a opção de encontro seja a melhor porque envolve plenárias e a discussão acaba sendo mais ampla e frutífera para um partido como o PT que tem a responsabilidade de transformar o Brasil.

Além do Campo Democrático, outras tendências internas também chegaram a se reunir para discutir a posição a ser apresentada no encontro de sábado próximo. O coordenador estadual do Movimento PT, Reudson Souza, avalia que do ponto de vista estratégico é muito importante a unidade do partido. Ele também defende a manutenção da aliança existente em Fortaleza e avaliação do atual programa de Governo para a apresentação de um programa reformulado e avançado.

A Esquerda Popular Socialista (EPS) à qual se integrou a Tendência Marxista, liderada pelo deputado estadual Francisco Pinheiro (secretário estadual de Cultura) se reuniu no último sábado e durante esta semana fará novo encontro. Na reunião de sábado foi deliberado sobre o lançamento de um documento público defendendo a realização de prévia. Até o momento nada indica que possa haver consenso em torno da escolha de um nome. A prévia parece inevitável.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © Ceará News