Na mesa das discussões de candidaturas no PT, está faltando muita gente

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Com o título “Aldeota Petista”, o memorialista Luiz Edgard Cartaxo de Arruda Junior aborda, em artigo enviado para o Blog, a sucessão em Fortaleza. Ele questiona a falta de outras opções no cenário da disputa. Confira:
As discussões no Olimpo que governa Fortaleza têm tradução similar a folhetim gótico, parecendo a sucessão obra do surrealismo de Salvador Dali.
Inusitado é na lista dos 13 pré-candidatos a exclusão do Raimundin, por malabarismo esotérico candidato a vice-prefeito. Teve direito a toda mídia petista, mas como diz o profeta: tudo que é insólito, se desmancha no ar. Estranha a ausência deste “Rui Barbosa”, presidente do PT municipal. Sapateiro ( não sei que número ele calça), não coube para vice-prefeito. Nem entra na lista dos 13.

Presentes duas mulheres: domicílio eleitoral, Pentecoste e  Cariri: Luiza Perdigão e Iris Tavares. Cadê os históricos? Deputado Nelson Martins, ex-líder do governo, Secretário de Estado; Auto Filho, Secretário de Estado, 1º presidente do PT Ceará, intelectual, preparadíssimo, 1º apoio a candidatura de Luizianne; Joaquim Cartaxo, dirigente do PT, conhece urbanismo  mais que todos; o vereador, Secretário de Estado, deputado e professor Pinheiro, indicado por Luizianne do qual Cid afirmou: “Ele é o vice que pedi a Deus”. Neste caso a prefeita é comparada ao Altíssimo. Pinheiro também não esta na lista, assim como o fundador do PT, ex-deputado e ministro de Direitos Humanos, o impoluto médico Mário Mamede, hoje presidente do IPM. Na disputa ao Senado com Tasso ganhou em Fortaleza. Fato significativo que a memória do núcleo duro esquece. Mamede é fora da lista.
Ha carência na arte da apreciação histórica da dialética da política eleitoral, das chances reais de alcance do poder, com agregação e coesão das diferentes correntes internas do PT e aliados. Plano B, de pára-quedas, o advogado do MST  Elmano de Freitas, novíssimo Secretário de Educação, enorme potencial político em assentamento. Terá estrada para disputar o comando da 5ª cidade do país? O PT tem nomes. A arte? Saber escolher.
A desistência de Waldemir Catanho é fato ainda, em sua inteireza, insondável. Inegável bagagem administrativa, eficiente quadro petista: diretor do C.A. de Comunicação da UFC.  Apoiou o DCE de Luizanne, seu assessor político nos legislativos, resistiu à disputa nos parlamentos. Seria ele candidato a prefeito? Nunquinha. Catanho é dos maiores políticos, em essência, de bastidor e intramuros. Não gosta das luzes da ribalta, faz com galhardia articulação por excelência.
 Tem Bruno, o mais votado deputado federal em Fortaleza. A cidade o quer, quem não quer é ela e Cid, por isso, grande candidato. Acrísio, presidente da Câmara, e o bom moço vereador Guilherme Sampaio. O deputdo federal José Guimarães e Camilo Camilo, secretário estadual das Cidades, esquecem que a oposição vai fazer mistura da cueca com banheiro.
Fico por aqui pra não continuar a pornografia. Sobra quiçá, para fazer número e raiva, o senador Pimentel, excelente Ministro da Previdência, se eleito prefeito leva ao senado Sérgio Novais, isso não é de bom tom aos olhos de Cid.
Tudo ainda é imponderável, nem sabemos se a aliança resistirá e, caso não vingue, mais razões terá o PT para escolher com sabedoria o candidato. A gestão do PT produz profundas transformações sociais e urbanísticas. O processo sucessório não necessariamente será plebiscitário: a favor ou contra Luizianne, tem grande peso a capacidade administrativa, variante que não poderá ser menosprezada.
* Luiz Edgarc Cartaxo de Arruda Junior.
Memorialista.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © Ceará News