Ematerce e MDA promovem encontro em Quixadá para discutir o Pronaf “B” e o garantia safra

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


Com a finalidade de melhororientar técnicos que atuam nos municípios de Quixadá, Banabuiú, Ibaretama eChoró, região centro do estado do Ceará, bem como o conjunto dos agricultoresfamiliares assistida pela prestação direta e presencial dos serviços deassistência técnica e extensão rural, inseridos no grupo da pobreza rurais, objetosdo micro credito e o garantia safra, foi realizado encontro na cidade deQuixadá, nesta segunda-feira, dia 27 de fevereiro. A consultoria e os trabalhosda monitoria presencial ficaram por conta do engrº agrº José Rui Ferreira doMDA.  

O encontro aconteceu no auditóriodo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, localizado à Rua Rodrigues Júnior nº1042, centro. Participaram pela Ematerce José William Aquino de Sousa - GEAT,engrº agrº Tarcisio do Rêgo gerente regional do sertão central, veterináriaMaria das Graças Neri gerente escritório Quixadá, engrº agrº José MarcosPinheiro assessor de credito rural na região, engrº agrº José Américo assessorcrédito rural Quixadá, engrº agrº Francisco Hermes Nobre coordenador escritórioChoró, Francisco Soares da Silva coordenador escritório de Ibaretama e Valênciada Costa Medeiros coordenadora escritório Banabuiú, além de agentes rurais.


Também presente ao encontro opresidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixadá Marcelo Lucena, Coordenadordo CMDS Francisco Antônio, secretário municipal de agricultura José AudênioMoraes, gerente do Banco do Nordeste José Aires Pinheiro que esteve acompanhadodos técnicos do agro-amigo. Inicialmente o gerente regional da Ematerce Tarcisiodo Rêgo saudou os presentes e disse dos objetivos do referido encontro. Emseguida a chefe do escritório de Quixadá Graça Neri apresentou o planejamentopara as ações da empresa, no âmbito de sua atuação para o ano de 2012. Deacordo com a apresentação, juntos, Quixadá, Banabuiú, Ibaretama e Choró possuem2.860 agricultores assistidos o que corresponde à média de um técnico para cadagrupo de cento e trinta agricultores familiares.

Por último, o consultor do MDAJosé Rui Ferreira, apresentou o sistema gerencial informatizado, que está emuso pelo ministério. Destacou  propostaspara que o trabalho em conjunto de todos os atores do arranjo produtivo esocial, possa alcançar resultados satisfatórios no desenvolvimento sustentávelcom redução de desigualdade e a pobreza rural. Sobe o monitoramento de gestãoenfatizou as diretrizes a ser seguida:

As ações de ATER para beneficiodo PRONAF "B" estão devidamente normatizadas pela Portaria SAF Nº60/2008, Portaria Nº 105 de Gestão e Monitoramento da inadimplência, substituídaposteriormente pela Portaria 19/200* em vigência e respaldadas pelo termo dereferência para formalização dos convênios de ATER a partir de 2007. Trata-sede meta obrigatória, monitorada via sistema eletrônico especifico e que deveráser cumprida em consonância com metodologia de abordagem pactuada com asinstituições executoras, agentes financeiros e movimentos sociais, a qualpreconiza o cumprimento pela ATER, no mínimo em três momentos presenciaisrealizados pelos técnicos, de forma grupal aos beneficiários.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Crisanto Teixeira

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © Ceará News