Dilma reaproxima Cid e Luizianne

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


A visita da presidente Dilma Rousseff (PT) ao Ceará, ontem, ofereceu oportunidade para gestos que simbolizam uma tentativa de dar novo fôlego à aliança entre PT e PSB, que andou ameaçada por crises nos últimos dias. Tanto o governador do Estado, Cid Gomes (PSB), quanto a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), surpreenderam ao permanecerem ao lado de Dilma durante toda a agenda da presidente no Ceará.


Dilma Rousseff, entretanto, não fez qualquer esforço para entrar na discussão sobre a polêmica relação entre PT e PSB em Fortaleza. Na hora do almoço, Cid Gomes chegou a perguntar à presidente da República como ela gostaria que fosse construída a relação entre os dois partidos e como ela enxergava vendo o atual cenário. Segundo o governador, Dilma sugeriu, como resposta, que ele resolvesse o assunto com o presidente nacional do PT – Rui Falcão, que estará no Ceará no próximo mês, para uma conversa com Cid sobre o tema.

Mais cedo, O POVO perguntou à presidente se ela conversaria com o governador e a prefeita sobre o destino da aliança. Dilma optou pelo silêncio, agindo como se a pergunta sequer tivesse sido feita. Luizianne e Cid, que estavam ao lado da presidente, também não se manifestaram, deixando explícito o mal estar que continua nos bastidores da parceria político-administrativa.

A visita de Dilma, aliás, aconteceu ainda na “ressaca” da briga que envolveu Cid Gomes, o senador José Pimentel (PT) e o chefe de gabinete do Governo estadual, Ivo Gomes (PSB). Durante a agenda de Maracanaú, Pimental estava integrado à comitiva presidencial, assim como Cid, mas os dois não foram vistos conversando em nenhum momento. Aos jornalistas, depois, o governador disse tê-lo cumprimentado por educação.

Elogios a Cid
Ao discursar durante evento para anúncio de investimentos no Metrofor, Dilma foi generosa nos elogios a Cid Gomes, ressaltando a capacidade de gestão do governador. O mesmo tom elogioso não foi dedicado por ela à prefeita Luizianne Lins.

Quanto à participação dele no evento da Prefeitura no Vila do Mar, o governador preferiu dizer que a sua presença era um “gesto mínimo de gentileza de acompanhar a presidenta no meu Estado, em toda a sua programação, apesar de muitas especulações, de que nem a Luizianne iria para os outros eventos e que eu não viria para o dela”. A prefeita Luizianne Lins, ao contrário de Cid, optou por não falar com os jornalistas.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

A presidente Dilma Rousseff conseguiu algo que andava difícil ultimamente: reunir Cid e Luizianne. Fica a expectativa para os efeitos futuros do gesto de reaproximação, especialmente quanto ao processo eleitoral de 2012

BASTIDORES


Sentada ao lado da presidente Dilma Rousseff (PT) e do governador Cid Gomes (PSB) - no palco montado na estação Virgílio Távora, em Maracanaú - a prefeita Luizianne Lins permanecia calada. Em seu discurso, Luizianne foi breve, destacando a importância da visita da presidente.

Em visita a obras de construção da Linha Sul do Metrofor, Dilma Rousseff (PT) aproveitou para agradecer os votos que teve no Ceará. “Eu também devo a minha eleição aos votos que obtive aqui no Ceará”, disse Dilma.

Antes disso, Cid Gomes (PSB) havia agradecido à população de Maracanaú por ter obtido, segundo ele, quase a unanimidade dos votos do município. Em entrevista, o prefeito Roberto Pessoa (PR) cobrou mais atenção do governador para a cidade.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © Ceará News