Eleições 2012: Luizianne admite prévias para escolha

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


Para prefeita e presidente estadual do PT, a discussão fortalece e legitima o candidato, além do partido ficar mais unido internamente.

Prefeita Luizianne Lins
A prefeita Luizianne Lins afirmou, durante encontro do PT, em Brasília, que tem trabalhado na busca do consenso para escolher o candidato petista para disputa à Prefeitura de Fortaleza nas eleições deste ano.
De acordo com ela, que também é presidente da legenda, caso o consenso não seja alcançado, o candidato será definido por prévias que têm previsão de acontecer no final de abril. Caso haja necessidade de um segundo turno nas prévias, a definição ficará para o início do mês de maio, dia 3.
“Sou presidente do partido e estamos trabalhando com a ideia, até agora, de cinco pré-candidatos. Faz um ano que o partido discute entre si. Fizemos grandes plenárias no primeiro semestre de 2011. No segundo semestre, realizamos um seminário com grandes ciclos de debates, que se encerra agora na próxima segunda, 13”, contou.
A idéia dos seminários, segundo a petista, era debater todas as políticas adotadas, além do legado que o PT pretende deixar no meio político e a compreensão da máquina pública para os que hoje estão pleiteando a pré-candidatura do PT.

CONSENSO
A forma de buscar consenso, segundo Luizianne, será promover exaustivos debates. E a data limite para encontrar o candidato consensual, segundo ela, é 30 de março. A partir daí, o PT vai para as prévias, onde os militantes-delegados da legenda em Fortaleza escolherão o nome que concorrerá pelo PT.
“Devemos fazer um debates entre os cindo pré-candidatos. A ideia é que a gente construa uma candidatura comum, seja uma candidatura de consenso, e caso a gente não consiga, nós vamos então entrar no processo interno democrático, que o partido tem, que o partido foi vanguarda nisso. Os outros partidos, inclusive da direita, imitam hoje o PT, que são as prévias democráticas”, falou.
PRÉVIAS
A prefeita afirmou ainda que considera “absolutamente natural” o processo de indicação do nome que concorrerá nas eleições. Para ela, as prévias internas “fortalece e legitima o candidato que sair das prévias e faz com que o partido fique com muito mais unidade interna”, defendeu.
“Então, é assim que nós estamos caminhando em Fortaleza, buscando resolver uma candidatura única. Caso não consigamos, a gente vai para as prévias democráticas”, complementou.

PREDILEÇÃO

Questionada pela reportagem se tem predileção por alguma pré-candidatura, Luizianne não confessou a sua preferência pelo secretário municipal de Educação, Elmano de Freitas.
“Eu como prefeita, como militante do PT, posso até ter uma simpatia. Mas como presidente estadual do partido, não quero infringir as regras e tenho procurado ficar neutra para que estas candidaturas possam contar com as bases do partido”, comentou.
PRÉ-CANDIDATOS
Mas quando perguntada sobre os nomes dos cinco pré-candidatos do PT, Luizianne enumerou em primeiro o nome do deputado estadual Camilo Santana, secretário de Cidades do governo Cid Gomes.
Acrísio Sena, presidente da Câmara Municipal, foi o segundo nome lembrado pela prefeita. Elmano de Freitas foi o terceiro lembrado, seguido pelo deputado federal Artur Bruno.
Guilherme Sampaio quase não foi lembrado pela prefeita, que após uma pausa de uns 5 segundos buscou na memória o nome do vereador, que completa a lista dos pré-candidatos petistas. (com informações do Política Real)

Postada-Gomes Silveira
Fonte:Antonio Viana

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © Ceará News